Como comprar pescados

imagem 190

 

Tenho falado muito de peixe por aqui, como foi o post Pescando um pouco mais de saúde.

Então resolvi escrever esse aqui para dar algumas dicas de como comprar pescados.

Os pescados de qualidade não devem apresentar cristais de gelo na superfície, água na embalagem nem sinal de recongelamento. Sua consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa (Vejam as dicas abaixo para escolher e comprar bem um dos tipos de pescado mais frequentes em nossas mesas, os peixes).

imagem 189A vida útil dos pescados é determinada pelas reações enzimáticas e pelo número de espécies de microrganismos presentes, fatores estes dependentes de sua microbiota natural e do modo de manuseio desde sua captura até estocagem, ou seja, os fatores relacionados com as boas práticas de manipulação ou fabricação. Outro fator importante é a temperatura de estocagem, que envolve as diversas etapas de obtenção do produto: temperatura após a captura, demora na refrigeração, flutuações na temperatura de estocagem e temperatura final no varejo.

Então, se você anda pescando um pouco mais de saúde e tem vontade de comprar um peixinho para fazer no jantar, siga as dicas abaixo. Agora se você tiver a oportunidade de comer uma dessas delícias enquanto estiver de férias, aproveite e procure por restaurantes que apresentem ambiente limpo e agradável por fora, pois isso é uma indicação, de que por dentro, estarão mantendo também a limpeza e higiene necessárias para a nossa saúde.

E bom apetite!

Entre em contato com a Nutricionista Bruna Menegassi.

 

Referência bibliográficas:

Araújo, W.M.C.; Montebello, N.D.P.; Botelho, R.B.A.; Borgo, L.A. Alquimia dos alimentos. 2º Edição. Série alimentos e bebidas, vol. 2, 2011.

 

 

Você pode gostar também ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget