Dieta sem Glúten: muitos comentários, poucas evidências

Muitas pessoas têm comentado a respeito da dieta sem glúten e esse é um assunto interessante, daqueles que merecem um pouco de tempo para discussão.

Apesar do esforço de pesquisadores em comprovar os impactos da dieta sem glúten em animais e humanos, não há evidências científicas que comprovam a perda de peso em indivíduos não-celíacos ou glúten-sensíveis.1

Muitos profissionais (e não profissionais) acabam por indicar esse e outros tipos de dietas baseando-se nas experiências alheias, achando que o que deu resultado para um, dará o mesmo efeito para outro. Pior, são aqueles que acreditam que, porque a dieta deu certo para ele, dará certo para qualquer outra pessoa. Isso é uma grande besteira, nenhum organismo é igual a outro.

As pessoas passam então a fazer experimentações com seus próprios corpos ou com os dos outros e se a brincadeira dá certo ou não, não importa: serve pelo menos para “desintoxicar dos carboidratos”, como muitos falam por aí.

Falando em carboidratos, muitas vezes, o que explica a perda de peso, nos casos da dieta sem glúten, é a redução do consumo de alimentos ricos nesse macronutriente como os pães e as massas, que acabam por serem retirados do cardápio.

Ainda há outras questões a serem consideradas e se você quer ler um pouco mais sobre o tema, acesse o artigo que escrevi para o site Namu e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Referências:

  1. GAESSER, G.A.; ANGADI, S. Gluten-Free Diet: Imprudent Dietary Advice for the General Population? Journal Of The Academy Of Nutrition And Dietetics, v. 12, n. 9, p. 1330-1333, 2012.

Você pode gostar também ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget