Gorduras: o que é preciso saber

Concentram, em pequenas quantidades, um alto teor de calorias, ou seja, fornecem 9kcal por cada grama consumida, diferentemente dos carboidratos e das proteínas que fornecem 4Kcal por grama. No entanto, apesar de sua função “superenergética”, as gorduras também são responsáveis por funções como auxiliar na absorção das vitaminas A, D, E e K, na formação de alguns hormônios, entre tantas outras importantes e vitais funções que justificam a sua ingestão.

Resultados de um lipidograma solicitado pelo médico que apresentem valores aumentados de colesterol e triglicérides podem representar o início de um tal de diet e light sem fim. Então você recebe uma lista de alimentos proibidos que mesmo sem entender muito bem, cola na geladeira, promete seguir a risca, isso dura uma ou duas semanas e depois desiste de tudo.

Nesse momento, o melhor a fazer ou a saber é que alimentos ricos em gordura, tanto as de origem animal (manteiga, creme de leite, leite integral) como as de origem vegetal (margarina, óleo de soja e portanto, as frituras) podem realmente prejudicar a saúde, mas quando consumidas em grandes quantidades. Saber também que grandes quantidades de doces, massas e pães serão transformadas em nosso organismo em triglicérides é de grande importância para quem pratica dietas somente à base de carboidratos.

É preciso saber sobre os alimentos: de onde vem, para onde vão.  Assim, podemos escolher com segurança e fazer escolhas alimentares melhores e mais conscientes.

É isso que é preciso saber.

Quer saber mais sobre gorduras?

Entre em contato com a Nutricionista Bruna Menegassi.

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