Polenta gourmet

Imagem 290 (6)

POLENTA GOURMET

Versão para impressão

Ingredientes:

Polenta

- 2 e ½ xícara (chá) de fubá

- 6 xícaras (chá) de água

- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 1 colher (sobremesa) de açafrão

- 2 folhas de louro

- sal a gosto

Molho

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 3 cenouras médias picadinhas em cubos bem pequenos

- 1 cebola média picadinha

- 2 dentes de alho fatiados bem fininhos

- 3 tomates médios bem maduros

- 10 folhinhas de alecrim

- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Faça um ou dois cortes leves (apenas ao nível da casca) nos tomates e coloque-os para aferventar até seja possível retirar a pele (após a fervura, conte uns cinco minutos). Retire-os da água fervente, passe por água corrente, retire a pele e um pouco das sementes. Corte-os bem picadinhos, quase os amassando. Reserve.

Para o molho, em uma frigideira, coloque o azeite, refogue a cebola, o alho e em seguida coloque a cenoura. Tempere com o sal e a pimenta do reino, tampe a panela para abafar e deixar cozinhar em fogo baixo (pode ser que precise pingar um pouquinho de água, de vez e quando, para não queimar). Quando a cenoura estiver bem cozida, coloque os tomates e deixe-os cozinhar misturando-os bem e amassando levemente o refogado com um garfo. Ainda com o fogo ligado, acrescente o alecrim, mexa bem e desligue o fogo. Tampe a panela e reserve.

Em uma panela grande, coloque o fubá e vá acrescentando água aos poucos, sempre misturando bem para não empelotar. Leve a panela ao fogo baixo, adicione o azeite, as azeitonas, o açafrão, as folhas de louro e o sal a gosto e vá mexendo bem. Quando a polenta começar a ferver, conte ainda cinco minutos no fogo, sempre mexendo bem. Cuidado porque a polenta quente pode espirrar se parar de mexê-la. Desligue o fogo.

Unte com azeite um refratário médio, despeje a polenta e coloque o molho por cima. Para servir a polenta como na foto, unte uma xícara grande com fundo redondo, coloque um pouco de polenta comprimindo bem. Vire-a em um prato e despeje um pouco do molho por cima. Decore com folhinhas de alecrim.

Bom apetite.

Você pode gostar também ...


Get Widget