Que “brotem” as feiras agroecológicas

Um dia li uma matéria em uma revista e me espantei: “As feiras podem desaparecer”. Mas que bom que, pelo menos aqui em Dourados-MS, isso está longe de acontecer. Pelo contrário, a cada dia as feiras agroecológicas se multiplicam pela cidade. Que “brotem” as feiras!

Nas feiras podemos conversar com os feirantes, que são os próprios produtores, podemos conversar com outras pessoas e trocar receitas, entre outras coisas que, nos supermercados, parece que não se faz mais.

As feiras agroecológicas são excelentes locais para compra de alimentos saudáveis (comida de verdade) e mais baratos. No geral, as pessoas que vendem nessas feiras são agricultores e agricultoras familiares que produzem sem agrotóxicos e sem transgênicos seguindo os princípios da agroecologia. Isso significa que tudo é feito em harmonia com a natureza.

Algumas vantagens de se comprar nessas feiras é que se sabe de onde vêm os produtos, as sementes utilizadas são crioulas (não modificadas geneticamente), além do que os preços são justos pois os custos de produção são baixos. Pode-se confiar que os produtos são de qualidade e que são produzidos respeitando-se o meio ambiente.

Nas feiras também são comercializados alguns produtos beneficiados como o pão integral da Dona Lourdes (da comunidade da Picadinha – Dourados) e o doce de leite da Dona Luciana (da comunidade da Lagoa Grande – Dourados).

São muitos os produtos beneficiados disponíveis. Tais produtos são feitos na casa das próprias famílias e nas unidades de beneficiamento, lugares administrados pelos próprios agricultores e agricultoras. Frutas e outros alimentos são transformados em bolos, doces, geleias, entre outros, mas tudo sem usar aditivos, assim como faz a indústria ao produzir os produtos ultraprocessados.

A cadeia dos alimentos saudáveis depende dos dois lados: quem produz e quem consome. Plantar agroecológico significa respeitar o ambiente e valorizar a cultura camponesa; consumir, significa incentivar a economia solidária em um consumo ecologicamente correto e mais sustentável.

Visite uma das feiras agroecológicas de Dourados e aproveite para fazer a sua parte!

Confira aqui, pelo site do IDEC, a feira orgânica mais perto de você!

Imagem 325

 

Para saber mais:

http://www.douradosnews.com.br/dourados/feira-no-parque-dos-ipes-tera-como-diferencial-produtos-livres-de-agrotoxicos

Você pode gostar também ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Get Widget